A Touca Básica
Touca básica
Lã: Mission Falls 1824, cor: 23Agulha circular nr. 6 (Kit Denise)
Receita: Fórmula - receita básica de touca de tricô
Segui a receita sem fazer nenhuma alteração. A receita é impecável e a touca ficou muito boa. Por isso, escrevi para a Mielkes Fiber Arts e pedi autorização para traduzir e publicar a receita aqui. Tenho certeza de que muita gente vai usar e aprovar!
Receita – Fórmula Básica de Touca de Tricô
Para fazer uma touca básica você vai precisar de aproximadamente 100 gr. de lã, uma agulha circular e um conjunto de agulhas de duas pontas (do mesmo tamanho da agulha circular) que correspondam à lã que você escolheu.
Comece fazendo uma amostra em ponto meia. Conte quantos pontos há em 2,5 cm. Este número será a letra "A" na fórmula.
Decida qual será a largura da sua touca ( normalmente entre 50 e 55 cm para um adulto). Subtraia 2,5 cm se desejar que a touca fique mais larga, ou 5 cm se quiser a touca mais justinha. Divida este número por 2,5. O resultado será a letra "B" na fórmula.
Multiplique "A" (a quantidade de pontos em 2,5 cm) por "B" (a medida de sua cabeça menos 2,5 cm ou 5 cm, dividido por 2,5). Este número será a letra "C". Some ou subtraia um pouco deste número até que "C" seja divisível por 10*.
Some ou subtraia um pouco deste "C" para que o número seja divisível por 4. Este número será "D".
A diferença entre "C" e "D" resulta em "E".
Monte "D" pontos na agulha circular. Coloque um marcador de pontos. Trabalhe em círculo 2 meia, 2 tricô para a barra, até a altura de barra desejada, ou seja, se desejar que a touca seja usada com a barra dobrada, tricote em barra por cerca de 15 cm. (para um adulto).
Depois de fazer a barra, continue em ponto meia, aumente ou diminua "E" para que você tenha "C" pontos na agulha. Continue a trabalhar em ponto meia até que a touca meça 14 cm para crianças, 15 cm para adolescentes, 16,5 cm para mulheres, 17,5 cm para homens. Meça a partir do início do trabalho (se a barra não for dobrada) ou a partir da dobra da barra (para barra dobrada).
Diminuições na parte de cima da touca*: (troque para agulhas de pontas duplas quando necessário)
8 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
2 carreiras em meia.
7 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
2 carreiras em meia.
6 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
Continue diminuindo da mesma forma. Quando você tiver cerca de metade de "D" na agulha, diminua em cada carreira.
Última carreira: passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado. Repita este processo até o final da carreira. Corte a lã. Passe a lã por dentro dos pontos restantes e arremate este fio por dentro da touca.
*Se o seu número de pontos montados na agulha ("D") for divisível por 9, comece as diminuições para a parte de cima da touca com 7 meia, passe 1 ponto sem fazer.... se for divisível por 8, comece as diminuições com 6 meia..., se divisível por 7, comece com 5 meia... etc. OBSERVAÇÃO: "D" também precisa ser divisível por 4 para a barra 2 meia 2 tricô, ou por 2 para barra 1 meia, 1 tricô. Se necessário, coloque 1 ou 2 pontos a mais na agulha para fazer a barra e quando terminar a barra diminua estes pontos a mais que você colocou, de forma que você tenha "C" pontos na agulha.
Copyright 1998, 2001, 2005 by Andrea e Amy Mielke
Mielke's Fiber Arts, LLC 3086 Co Rd. PP, Rudolph, WI 54475 (715) 435-4494 www.mielkesfiberarts.com
Tradução feita por Ana Claudia Lyra Fernandes e autorizada pelo autor.
Para a minha touca, os números foram:A= 5 (ou seja, 5 pontos em 2,5 cm)
B= 54,5 - 5 = 49,5 dividido por 2,5 = 19,8 (arredondei para 19)
C= 95 (arredondei para 90 para ser divisível por 10)
D= 88 (o número mais próximo de 90 divisível por 4)
E = 2
Depois foi só seguir a receita. Segue mais fotos:
Comentários
Sua postagem como sempre está impecável e você como sempre muito ética, respeitando a questão do direito de propriedade intelectual. Ótima explicação! Não tem como não entender e fazer gorros maravilhoso.
Um super abraço,
Grace
Continue!
Beijinhos,
Celina
Parabén cláudia, amei a receita ^^
ana
beijinhos
Um beijo!"
A touca ficou divina! Pena que não sei trabalhar com agulha de duas pontas....Assim que aprender, esse será o primeiro trabalho que farei!
Bjs,
Cris
Deixa eu ver se consigo resolver a sua dúvida.
Voce vai tricotar 2 quadrados com 120 pontos em cada quadrado. Quando chegar na altura desejada para arrematar, dos 120 pontos, voce vai arrematar apenas 90, e os pontos restantes voce deixa numa agulha auxiliar. Deixe um "rabinho" de lã (cerca de 30 cm) e corte a lã. Faça a mesma coisa com o outro quadrado. Para fazer a gola voce vai colocar os 60 pontos (30 de cada quadrado) numa mesma agulha. No primeiro ponto, passe a lã e dê um nó. Tricote a barra para a gola até a altura desejada e arremate todos os pontos. Os dois "rabinhos" que ficaram voce deixa no lado avesso e usando uma agulha de tapeçaria, "esconde" na costura do poncho.
Será que fui clara?
beijo,
Claudia
Beijos
Obrigada pela visita...qme diz qual é o teu blog ... quero te fazer uma visita.
beijo,
Claudia
A= 5,5
B= 20
C= 110
D= 112
E= -2
Bem, primeiro eu nao entendi o asterisco, eu não devo começar as diminuições necessáriamente com 8 meia, mas sim com o numero de pontos pelo qual D é divisível?
Hum... só mais uma dúvida, juro! rs... não entedi o que significa passar o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado (talvez pq não tenha tentado essa parte pra imaginar como...) é só...
Se o seu D=112, então vc deve começar as diminuições com 6 meia.
Voce deve fazer assim: 6 meia, passe o próximo ponto que está na agulha esquerda para a agulha direita (7o. ponto) e tricote o próximo ponto (8o. ponto). Voce terá 8 pontos na agulha direita. Com a agulha esquerda pegue o 7o. ponto e passe-o por cima do 8o. ponto - voce diminuiu 1 ponto. Continue fazendo assim até o final da carreira, ou seja, 6 meia, passe 1 ponto sem fazer...etc..
Espero ter esclarecido!
beijo,
Claudia