sábado, 18 de abril de 2009

A Listradinha (na falta de nome melhor)



Esta é a Listradinha (sei que o nome é meio fraquinho...mas não encontrei outro ...). A história deste projeto é a seguinte: fiz um February Lady Sweater, não gostei do resultado - as lãs que eu usei, com cores variadas, não combinaram com o ponto trabalhado, ficou meio "over" e eu percebi que nunca usaria aquilo. Pois bem, desmanchei até a pala a recomecei o trabalho.


Nome: Listradinha
Fios: 1 novelo Sundara Sock Yarn cor Ember over Flame, 1 novelo Sundara Sock Yarn cor Brambleberry (lã A), 1 novelo Sundara Fingering Silk Merino cor Carmel Apple, 1 novelo Louet Gems Fingering Wight cor Mustard
Agulhas: Addi Circular 3,5mm
Tamanho: 44
Pontos: Gull Lace Pattern: deve ser trabalhado com número de pontos múltiplo de 7 (faça ajustes na quantidade de pontos, se necessário).
1a. carreira: 1 meia, 2 juntos em meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 2 juntos em meia pegando por trás, 1 meia. Repita até o final.
2a. carreira: em tricô
3a. carreira: 2 juntos em meia, 1 laçada, 3 em meia, 1 laçada, 2 juntos em meia pegando por trás. Repita até o final.
4a. carreira: em tricô
RECEITA
Este projeto começa pela pala e termina na barra inferior. A pala é a mesma do February Lady Sweater - voce encontra esta receita aqui. Fiz alguns ajustes na receita pois o fio que eu usei é mais fino. Usando a lã A, coloque 127 pontos na agulha circular (mas neste momento voce vai trabalhar como se fosse agulha reta, ou seja, tricotando o direito e o avesso do trabalho) e faça 3 carreiras em meia.
PALA: Na 4a. carreira, separe os pontos da seguinte forma: 22 pontos em meia, coloque um marcador de pontos, 1 ponto em meia, coloque 1 marcador de pontos (frente esquerda), 18 pontos em meia, coloque um marcador de pontos, 1 ponto em meia, coloque 1 marcador de pontos (manga esquerda), 43 pontos em meia, coloque um marcador de pontos, 1 ponto em meia, coloque 1 marcador de pontos (costas), 18 pontos em meia, coloque um marcador de pontos, 1 ponto em meia, coloque 1 marcador de pontos(manga direita), 22pontos em meia (frente direita).
Voce tem 4 pontos que estão ladeados por marcadores. A partir da próxima carreira, voce vai fazer uma série de aumentos antes e depois de cada um destes pontos "ladeados"
5a. carreira (primeira carreira de aumento): *em meia até o marcador, 1 aumento, passe o marcador, 1 meia, passe o marcador, 1 aumento*. Repita de * a * até o último marcador e termine a carreira em meia.
6a. carreira (avesso): 3 pontos em meia, faça uma casa de botão, tricote em meia até o final. Voce encontra um ótimo tutorial para fazer casas de botão aqui. Faça mais 2 casas a cada 4 cm.
7a. carreira: Repita a carreira 5.
8a. carreira: em meia
Repita as carreiras 7 e 8 até que o trabalho meça 12 cm.
Próxima carreira (direito): 8 pontos em meia, faça 41 aumentos divididos entre os pontos restantes (com exceção do últimos 8 pontos), termine com 8 pontos em meia.
Depois disso, acabaram os aumentos da pala, voce pode retirar os marcadores e trabalhe as carreiras em meia (direito e avesso) até que o trabalho meça 17 cm.
Próxima carreira: troque a cor da lã e trabalhe da seguinte forma por 4 carreiras: 8 pontos em meia, os pontos restantes em Gull Lace Pattern (com exceção dos últimos 8 pontos), 8 em meia.
SEPARE AS MANGAS: Volte a usar a lã A: 50 em meia, coloque os próximos 70 pontos em um prendedor de pontos à espera (manga), 105 pontos em meia, 70 pontos em outro prendedor de pontos (outra manga), 50 pontos em meia. Trabalhe os 205 pontos do corpo em meia por mais 3 carreiras. Este é o fim da pala.
CORPO: A partir daqui voce vai trabalhar de modo circular, e para isso a primeira providencia é tricotar os primeiros e os últimos 8 pontos juntos, ou seja, sobrepostos (voce vai precisar de uma agulha auxiliar para fazer isto) - tomando cuidado para que o lado com as casas de botão fique sobre o outro lado . Tricote esta carreira da seguinte forma: 8 pontos em meia (os 8 pontos do início da carreira e os 8 pontos finais tricotados juntos),* 2 pontos em meia, 1 aumento*. Repita de * a * até o final da carreira. Lembre-se que agora voce está tricotando circular, portanto todas as carreiras são tricotadas em meia.


LISTRAS: A partir deste ponto, faça listras aleatórias usando as cores que escolheu. Se preferir, use o tutorial para listras (foi o que eu usei), que voce encontra aqui.
Continue seguindo o padrão das litras até que o trabalho meça 51 cm.
BARRA: faça 1 cm de barra 2 por 2 e arremate todos os pontos (sem apertar muito).
MANGAS: Retome os 70 pontos deixados à espera para a manga e com o fio A e tricote 16 carreiras em meia (direito e avesso). Faça o mesmo na outra manga.
ACABAMENTO: Costure as mangas, pregue os botões e arremate todos os fios soltos. Como usei um fio que permitia, fiz uma blocagem leve.
ATENÇÃO: A quantidade de pontos pode variar um pouco, pois vai depender da tensão do ponto de cada pessoa.


Espero que não haja erros na receita, se houver, por favor me avise. A receita é para o meu tamanho (44), infelizmente não tenho a receita para outros tamanhos. Se usar este receita, se fizer comentários sobre ela, por favor cite o Tricotando. Para usar fotos ou publicar a receita em seu blog, por favor solicite permissão.

If you wish this pattern in English, please contact me at: tricotando2005@yahoo.com.br
... e bom tricô!!!

9 comentários:

Renata S. P. disse...

Nossa Claudia, a blusa ficou super linda, parabéns!!! E vestiu super bem =D
Espero encontrar boas lãs para fazer uma pra mim.
Beijos!

Marico disse...

Ficou linda! Vou tentar fazer
com fio de algodão.
Obrigada pela receita.

bjs

trichegege disse...

Ficou lindíssimo passei aqui outro dia e vc tinha desmanchado um projeto que não tinha gostado e já fez o que prometeu fazer sem piscar, tricoteira que é tricoteira mata a cobra e mostra o trabalho pronto. Está o máximo

solange disse...

Adorei Claudia!!
Bom, se não gosta desmancha mesmo.
Essa combinação de cores ficou show.
Parabéns!!
Bjs

Ana disse...

Haaaaaaa ficou lindissima ... ha quero fazer uma pra mim ... mas estou pesnando em fazer na vertical...ehehhehe como sempre combinando lindissimas cores... meus parabens....

^^

Cris disse...

Claudia:

Ficou linda sua blusa e adorei a ideia de usá-la com uma camisa básica branca por baixo. Mais chique, impossível!

Bjs,

Cris

Paty disse...

Adorei Claudia, ficou LINDA!!!!

Claudia disse...

Ficou maravilhosa!!! E o caimento perfeito!! (um dia ainda tricoto assim... rsrsrsrsrsrss)
um abraço!

Berê...sempre Berê!! disse...

Oi Claudinha,aprecio muito teus tricotados,um mais lindo do que o outro,todos sao maravilhosos,sou fã de seus tricos.Um abraço.