domingo, 24 de agosto de 2008

Shetland Triangle III

Originalmente, esta lã - Regia Silk, cor: Mocha - tinha sido comprada para fazer esta meia.


De repente mudei de idéia e resolvi que ela seria um xale, na verdade mais um Shetland Triangle.
Com 20% de seda na composição, ela é muito macia e uma delícia de tricotar. Vou aproveitar e mostrar como fiz a blocagem, que é pedida na receita. Aliás, a receita está aqui.

Falando em blocagem, nunca é demais lembrar que os fios acrílicos não servem para blocar - eles voltam à forma original depois de secos, e se voce tentar usar o ferro a vapor... estraga o seu trabalho. Falo por experiência própria!

Sendo assim, se usar um fio que tenha pelo menos 50% de lã na composição, pode blocar - aliás, deve blocar! Fica com um acabamento impecável, além do que, voce pode consertar alguma pequena falha nas medidas, blocando a peça no tamanho que voce quer.

Quando se trata de tricô rendado (lace), a blocagem é praticamente obrigatória. Veja só: este é o Shetland Triangle assim que saiu das agulhas:
medidas: 80 cm de largura e 40cm de altura
Coloque de molho usando um sabão específico para roupas de lã.

Deixe por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Tire do molho, e enxágue em água abundante. Sem torcer, retire o excesso de água e coloque sobre uma toalha. Enrole a peça na toalha e, aí sim, pode torcer levemente. Neste ponto, basta retirar o excesso de água, se não estiver pingando água da pela, então está perfeito.


Coloque sobre uma toalha seca e bem felpuda. Usando alfinetes ou arames (na foto, Blocking Kit), prenda a peça, nas medidas desejadas, e deixe secar completamente (cerca de 24 horas).


medidas: 130 cm de largura e 63 cm de altura.


Depois de seca, sua peça está pronta. A blocagem é feita apenas uma vez. Depois que a lã passa por este processo de ser molhada e colocada para secar de uma forma específica, ela não perde mais esta forma. Isto significa que voce pode lavar a sua peça normalmente que ela não vai perder a blocagem.

10 comentários:

Solange disse...

Claudia,

Ficou lindo! (E eu ando namorando essa lã, mas é pra fazer meias mesmo. Entrei numa 'sock fever' braba...)

E posso até estar enganada, mas eu acho que mesmo lã tem que blocar toda vez que lava sim.

Patricia disse...

Olá, adoro o seu blog, masi sou meia que inicante no trico, por masi que eu ame, tenho medo de fazer trabalhos masi complexos, tipo, oque significa bordar?
Pra que serve?
Tem algum pap para isso?
Percebi que vc disse shampoo especifico, qual é?

Obrigada se puder me informar.

Cláudia André disse...

ficou muito bonito...mais eu não entendi o que é blocagem afinal, pensava que era colocadas umas miçangas e estas coisas.....bjos e parabéns

solange disse...

Parabéns Claudia!! está lindaço.
Vou tecer um prá mim e esse início misturando o crochê com o tricô está me deixando atordoada. Acho que vou começar já com os 7 pontos, vc fez o seu como a receita - com o crochê??!!
Bjs.

Danila T e C disse...

Meu sonho Claudia é fazer uma estola dessa p mim...teria toda a paciencia do mundo.A sua está maravilhosa, a altura de sua habilidade com agulhas. Seus trabalhos são o máximo, em beleza e muitas vezes em complexidade. me inspiro em tricotadeiras como vc!parabéns!

Paty disse...

Querida, ficou lindo este xale!!! eu ainda vou saber fazer peças assim, e ai comprar este blocking kit :-)
Ah! novo aprendizado: pensei que vc tivesse que blocar toda vez que lavasse a peça... nao sabia que era so na primeira vez!
beijinho

sandra disse...

Minha amiga, onde encontro este Eucalan?
Acho que tem razão, os pninhos de pia ficarão melhores e mais bonitos!!!!!
bjo

Anônimo disse...

quero muito fazer esse xale, mas é impossível achar a receita solta, mesmo para comprar! Você tem? Pode me passar? Te agradeço! meu email é davilacarolina@terra.com.br

Obrigada! Carol

trichegege disse...

Eu também fiz um mas como não tinha lã adequada usei lã 100%acrilica que não bloca mas como era minha primeira aventura com lace então sabia que não devia comprar uma lã cara pois ia ficar muito tempo sendo tricotada e desmanchada, eu consegui as duras penas e me animei atualmente só penso em xales e estolas só que preciso achar grana p/lãs próprias p/trabalhos tão lindos, e tão elaborados estou com uma fila de fazer gosto não sei qual tricotar primeiro.

rosário albuquerque disse...

LINDA!