sábado, 19 de abril de 2008

Receitas da Pingouin (o retorno)

Olha, eu até que tentei me controlar e não ia dar bronca na Pingouin (...pavio looooongo!) mas, logo depois de publicar as fotos do site deles e de elogiar os modelos, percebi que havia alguma coisa errada com a receita La Bluete, mas (..pavio loooongo!), eu achei que ia parecer perseguição minha, pois sempre reclamo de alghuma coisa da Pingouin.

Pois bem, foi aí que a Solange Cristiny me escreveu dizendo que havia erro na receita da Bluette, que a receita estava diferente da foto ... aí, resolvi escrever para compartilhar minha opinião.

Eu comecei a fazer a blusa bege com mangas tres quartos com tranças largas. Esta receita também é diferente da foto - na foto a trança é trançada 3 vezes no comprimento da frente, a minha trançou 4 vezes... achei estranho... e olha que estou usando o mesmo fio e agulhas recomendados pela receita... muito estranho!

Então, resolvi começar a blusinha vermelha.. um tricô rendado lindo! Deixei a blusa com tranças de lado e me lancei no tricô rendado (adorooo!)... comprei 2 novelos do fio Bela (justiça seja feita - o fio Bela é ótimo!) e me atirei no novo projeto. Pois bem: a receita é para manequim 42, e pede que se coloque 138 pontos nas agulhas 3,5, assim fiz. Cheguei a tricotar uns 30 cm e percebi que estava ficando grande demais... quando olhei a foto novamente (com mais atenção), percebi que a modelo está segurando a blusa nos quadris, como que para ajustá-la... ou seja, o que a gente vê na foto não é o que a gente vai ter depois de terminado o trabalho.

Aí a Solange me escreveu, disse que até tinha formado um grupo para tricotarem juntas a La Bluette, mas perceberam que a receita tem erros - na foto a barra é 2 por 2 e, na receita, a barra é 1 por 1. É lamentável!! Mas, tem mais Solange, se voce reparar bem vai ver que o acabamento da abertura da frente parece que foi feito à máquina ... e lendo a receita o acabamento não parece que vai ficar como o da foto (veja na foto do detalhe). E, para finalizar: na foto, a bluette é bem acinturada, mas se olharmos o esquema da receita (e a própria receita) não tem nenhuma diminuição para cintura!!!!

Tudo bem, erros acontecem, e a Pingouin deve (deveria) agora publicar a errata das receitas. Eles podiam pedir que algumas tricoteiras testassem as receitas antes de publicar.

9 comentários:

Karen Burns disse...

Oi Ana Claudia,
As receitas da Pingouin são um eterno desafio à nossa paciência. O sistema de criação deles é quase indecente para com o consumidor. São erros e mais erros. É quase impossível tecer o que quer que seja sem se irritar. Por essas e por outras que acabamos tecendo as receitas lá de fora. Ao menos temos a certeza que teremos que adaptar os fios e eventualmente realcular alguma coisa, mas o trabalho é compensador.
passa lá no blog npara ver que bonito o trabalho que teci a partir de uma receita do Knitty.
Bjs, Grace

Regina disse...

A Pingouin é um eterno desafio a paciencia! Não só nas receitas como nas lãs cheias de nós que fabrica, por isso resolvi faz tempo que dela num compro mais nada. Bjss

Celina disse...

Oi! Eu estava a pensar fazer a blusa bege mas assim estou avisada! Ainda bem que há revisoras não oficiais... Valeu. Por acaso a primeira receita da Pingouin que fiz (casaco Filadelfia, 2005) tinha erro, as voltas que eu dei até perceber que era erro deles e não meu. Só depois de já o ter feito é que emendaram lá no site.
Beijinhos

gisele disse...

Oi Ana Cláudia
Realmente a Pingouin não se emenda.
Milhões de reclamações sobre os fios, as receitas, os modelos apresentados e eles não tomam nenhuma providência.
Ao meu ver, a reforma na empresa precisaria ser feita desde o chão da fábrica, até a Presidência.
As pessoas que estão lá não tem a mínima ligação nem interesse com os produtos fabricados
Bjs
gisele

Cláudia André disse...

oi Cláudia...tudo bem com vc??
eu peguei a revista da pingouin na aslan e só tinha percebido a vermelha, pois achei estranho a modelo estar segurando ela daquele jeito...
isso chega a ser um desrespeito com as tricoteiras pois não é apenas uma receita que apresenta falhas e sim muitas....
bjosss

solange disse...

Cláudia, isso chega a ser indecente, não é??!! Eu sou teimosa, insisto com as receitas da Pingouin, ou melhor insistia, esse episódio foi a gota d'agua. Há 4 meses, comecei a tecer a blusa Lotus, deles, usei a mesma lã/agulhas, tudo certinho?? Nana nina não; os pontos que pedem para fazer as cavas é indecente e vc acredita as pedem para colocar 182 pontos na manga, 182 pontos - é imoral.
No próximo sábado, o Grupo vai se reunir com uma diretora da Pingouin e vamos expor tudo que está acontecendo. Tomara que as coisas se arrumem.
Ah! vc fez confusão com as Solanges - quem reclamou da barra 1 X 1 ou 2 X 2, fui eu - Solange Cristiny, a Solange do blog feitoamao/montricot é a Solange Camargo que também faz parte do Grupo Montricot.
Bjs. e continue tecendo as peças lindaças que vc faz.

Juliana Peixoto disse...

Agora é com ela!!!
Clau Ciapina: arquiteta, crafteira, conterrânea...hehehe...
Saiba mais sobre o trabalho único dessa artesã: www.emporiocraft.com
Bjinhos!
Juliana Peixoto

Claudia disse...

Ai, ai... é um descaso mesmo!!!
Imagine a dificuldade para tricoteiras iniciantes como eu...
Tenho a maior dificuldade pra desvendar as receitas, não só da Pingouin, mas tb das revistas publicadas no Brasil. É como vc já disse em outro post: falta investimento e bom gosto nos materiais. Que pena!

Claudia (tricotando2005@yahoo.com.br) disse...

Obrigada a todas que se manifestaram sobre as receitas da Pingouin. É bom que a Pingouin saiba que precisa ter mais cuidado com o que publica.
Solange Cristiny: desculpe a confusão com os nomes...rsrs!