sexta-feira, 21 de março de 2008

Shetland Triangle - este sim!

Depois de resistir por um bom tempo, consegui finalizar o Shetland Triangle. Resisti porque a lã que eu usei soltava muita tinta, e eu ficava com as mãos literalmente azuis, com aparência de sujas... a tinta penetrava até embaixo das unhas... cheguei a desistir do projeto, mas a vontade de ter um xale rendado em um tom azul mesclado foi maior.
Ainda bem! o resultado final superou as minhas expectativas, olha só:

Fio: Merino Lace da 100purewool.com
Cor: Lace Blue
Agulhas: 6 (Kit Denise)
Receita: Shetland Triangle (Wrap Style, Interweave Knits)
Modificações na receita: fiz 16 repetições do motivo central

Assim que eu terminei, fiz a blocagem (como indicado na receita): água no balde, um pouco de Woolite, uma esfregadela de leve e enxague... saiu tanta tinta, a água do balde ficou completamente azul. Ok... veio o segundo enxágue com amaciante... a água saiu branquinha! nada de tinta! Daí seguindo os conselhos que recebi (da Sonia e da Greice), fiz mais um enxágue, desta vez com um pouco de vinagre. Pronto! A tinta estava fixada! Completando a blocagem, depois de retirar o excesso de água (sem torcer) estendi o xale sobre uma toalha e prendi as pontas (cada uma delas) com alfinetes. Quando secou completamente (cerca de 8 horas), o xale estava perfeito! Ao contrário do que tinha acontecido com os outros Shetland triangle que eu fiz usando o fio Kalú da Pingouin, o xale manteve o tamanho desejado. O fio não voltou a encolher quando eu tirei os alfinetes. A grande diferença estava na composição do fio: o Kalú é 100% acrílico, ou seja, não bloca nem f... quer dizer ... não bloca. Desta vez, o fio é 100% lã, ou seja: bloca!
Vamos ver mais um pouquinho:

10 comentários:

trichegege disse...

Nossa Claudia como são lindos seus trabalhos fico babando adoro estes chales todo cheio de laçadas que formam desenhos de babar, não sei se viverei o bastante p/conseguir fazer um assim mas gostaria muito de ser capaz de tecer algo tão especial. Parabéns!

Monica disse...

Claudia, amei o xale, ficou demais, parabéns!!!
bjos

Patricia disse...

Menina que lindo.....
Sempre passo por aki, mais dificlmente deixo um coment, hoje não pude deixar de apreciar, que maravilha de trabalho, eu tricoto,o ´básico, masi vc é show.
Parabéns.

disse...

Ficou divino seu xale, parabéns!!!!
bjos

Claudia disse...

Trabalho de mestre, Claudia!!! O xale está lindíssimo e vc sempre acerta tanto nas cores e na escolha da lã! Quem sabe um dia eu chegue lá... Parabéns mesmo!
Beijinhos

LECY disse...

Olá amiga,

Vim conhecer seu blog, amei as dicas, sou um pouco inesperiente no trico, um dia quem sabe eu chegue nessa perfeição!
Fiz link do seu blog, assim poderei visita-lá mais vezes!
Beijos e bom domingo!
Lecy
www.lecyeberhardt.blogspot.com

solange disse...

Parabéns Claudia!!
Simplesmente divino.
Bjs.

DO TRICO A DECOUPAGEM disse...

CLAUDIA
ESTOU DE BOCA ABERTA DESTE SEU TRABALHO, BELÍSSIMO. ADARO ESTE TON DE JEANS, MAS FIQUEI SEM SABER VOCÊ FEZ COM A KALU DA PINGUIM E ESTE AZUL DESBOTOU? NA FOTO TEM DOIS TONS DE AZUL É DA PRÓPRIA KALU?
O TRABALHO É BELISSIMO MAIS AINDA NÃO É PARA MEU BICO. SÓ ME DIA UMA COISINHA ESTA RECEITA QUE VOCÊ FEZ, ESTA EM INGLES?
EU ATÉ FAÇO MAIS ALEM DE TER QUE OLHAR TODA HORA EU ERRO TUDO...EHEHHE.MAS VOCÊ ESTA DE PARABENS

DO TRICO A DECOUPAGEM disse...

CLAUDIA

DESCULPA O ERROS ACIMA E FALTAS DE LETRAS.... E PARTICIPA-LA QUE COLOQUEI SEU BLOG NO MEU.ANA LUIZA

Andresa disse...

Olá Cláudia! Seus trabalhos são belíssimos, amei este xale shetland triangle, mas não sei inglês, será que vc poderia me enviar a receita em português? Desde já agradeço, obrigada! andresabh.freitas@gmail.com