Shetland Triangle



Este é o terceiro Shetland Triangle que eu faço. Os dois primeiros fiz com o fio Kalú da Pingouin, mas eu queria um feito com lã - e neste estou usando Merino Lace da 100purewool.com, na cor Lace Blue.
A Merino Lace é muito macia e tem um bom caimento -bem diferente do caimento da Kalú. A lã é mais fina e mais leve, e por isso, tem um caimento mais suave.

Mas, e sempre tem um mas... não sei se é a cor que eu escolhi, ou se é da lã mesmo... ela solta muita tinta! e quando eu digo muita, acredite: é muita! Após tricotar algumas carreiras, minhas mãos ficam azuis... até aí, tudobem, eu lavo as mãos e está tudo certo. O problema é: como eu vou usar o xale, se ele solta tanta tinta...! provavelmente ele vai tingir de azul as roupas sobre as quais ele for usado. Eu só espero que a blocagem que eu vou fazer nele depois de pronto, pelo menos suavize esse sangramento... senão, vai ser uma peça que apesar de bonita vai ficar restrita ao guarda-roupas (e dentro de um saco plástico para não tingir as demais).

É uma pena! Estava pensando em comprar outras cores, mas já desisti.

Comentários

Feliz 2008.
Quanto a tinta para não colorir tudo de azul, eu uso a receita da minha avó: Lavo a peça com muito cuidado e depois mergulho em uma soluão de 10 l de agua , duas colheres de sal e um pouco de vinagre, não pode deixar de molho é só um banho.
Quando vou tingir lã natural, uso ferver em chá de goiaba pq ele é mordente.
Espero ter contribuido.
bjs
ANA CLAUDIA disse…
Ajudou sim!!! Vou experimentar e depois conto o resultado.
obrigada!!

beijo,
Claudia
Monica disse…
Mesmo soltando tinta está ficando um trabalho belíssimo,tenho impressão que depois da blocagem vai amenizar um pouco!!! vou dar uma olhada no site....
bjos
Milady disse…
Oi Claudia,
Pode experimentar a dica da Sonia que funciona. Tive um problema semelhante com um fio da Aslan preto. O danado soltava tanta tinta que acabei perdendo a agulha com a qual teci pois a mesma era de bambu e a tinta penetrou nas fibras (ainda que a agulha fosse muito bem acabada. A minha peça foi lavada com sabão neutro depois de terminada (Ola) e depois enxaguei várias vezes e dei um último banho na peça com amacianta e água com vinagre. perfeito. Nunca mais saiu tinta! E só para variar, seu trabalho está demais.
Bjs e um maravilhoso 2008 pra vc. e sua familia.
Grace
ANA CLAUDIA disse…
Grace,
Adorei a dica do Ola... obrigada!!
beijo,
Claudia
ANA CLAUDIA disse…
Obrigada Monica..!
beijo,
Claudia

Postagens mais visitadas