quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A Touca Básica


Touca básica

Lã: Mission Falls 1824, cor: 23
Agulha circular nr. 6 (Kit Denise)
Receita: Fórmula - receita básica de touca de tricô

Segui a receita sem fazer nenhuma alteração. A receita é impecável e a touca ficou muito boa. Por isso, escrevi para a Mielkes Fiber Arts e pedi autorização para traduzir e publicar a receita aqui. Tenho certeza de que muita gente vai usar e aprovar!

Receita – Fórmula Básica de Touca de Tricô

Para fazer uma touca básica você vai precisar de aproximadamente 100 gr. de lã, uma agulha circular e um conjunto de agulhas de duas pontas (do mesmo tamanho da agulha circular) que correspondam à lã que você escolheu.

Comece fazendo uma amostra em ponto meia. Conte quantos pontos há em 2,5 cm. Este número será a letra "A" na fórmula.

Decida qual será a largura da sua touca ( normalmente entre 50 e 55 cm para um adulto). Subtraia 2,5 cm se desejar que a touca fique mais larga, ou 5 cm se quiser a touca mais justinha. Divida este número por 2,5. O resultado será a letra "B" na fórmula.

Multiplique "A" (a quantidade de pontos em 2,5 cm) por "B" (a medida de sua cabeça menos 2,5 cm ou 5 cm, dividido por 2,5). Este número será a letra "C". Some ou subtraia um pouco deste número até que "C" seja divisível por 10*.

Some ou subtraia um pouco deste "C" para que o número seja divisível por 4. Este número será "D".

A diferença entre "C" e "D" resulta em "E".

Monte "D" pontos na agulha circular. Coloque um marcador de pontos. Trabalhe em círculo 2 meia, 2 tricô para a barra, até a altura de barra desejada, ou seja, se desejar que a touca seja usada com a barra dobrada, tricote em barra por cerca de 15 cm. (para um adulto).

Depois de fazer a barra, continue em ponto meia, aumente ou diminua "E" para que você tenha "C" pontos na agulha. Continue a trabalhar em ponto meia até que a touca meça 14 cm para crianças, 15 cm para adolescentes, 16,5 cm para mulheres, 17,5 cm para homens. Meça a partir do início do trabalho (se a barra não for dobrada) ou a partir da dobra da barra (para barra dobrada).

Diminuições na parte de cima da touca*: (troque para agulhas de pontas duplas quando necessário)

8 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.

2 carreiras em meia.

7 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.

2 carreiras em meia.

6 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.

Continue diminuindo da mesma forma. Quando você tiver cerca de metade de "D" na agulha, diminua em cada carreira.

Última carreira: passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado. Repita este processo até o final da carreira. Corte a lã. Passe a lã por dentro dos pontos restantes e arremate este fio por dentro da touca.

*Se o seu número de pontos montados na agulha ("D") for divisível por 9, comece as diminuições para a parte de cima da touca com 7 meia, passe 1 ponto sem fazer.... se for divisível por 8, comece as diminuições com 6 meia..., se divisível por 7, comece com 5 meia... etc. OBSERVAÇÃO: "D" também precisa ser divisível por 4 para a barra 2 meia 2 tricô, ou por 2 para barra 1 meia, 1 tricô. Se necessário, coloque 1 ou 2 pontos a mais na agulha para fazer a barra e quando terminar a barra diminua estes pontos a mais que você colocou, de forma que você tenha "C" pontos na agulha.

Copyright 1998, 2001, 2005 by Andrea e Amy Mielke

Mielke's Fiber Arts, LLC 3086 Co Rd. PP, Rudolph, WI 54475 (715) 435-4494 www.mielkesfiberarts.com

Tradução feita por Ana Claudia Lyra Fernandes e autorizada pelo autor.

Para a minha touca, os números foram:
A= 5 (ou seja, 5 pontos em 2,5 cm)
B= 54,5 - 5 = 49,5 dividido por 2,5 = 19,8 (arredondei para 19)
C= 95 (arredondei para 90 para ser divisível por 10)
D= 88 (o número mais próximo de 90 divisível por 4)
E = 2

Depois foi só seguir a receita. Segue mais fotos:

16 comentários:

Karen Burns disse...

Oi Claudia,
Sua postagem como sempre está impecável e você como sempre muito ética, respeitando a questão do direito de propriedade intelectual. Ótima explicação! Não tem como não entender e fazer gorros maravilhoso.
Um super abraço,
Grace

Patricia disse...

Olá, vim lhe visitar e avisar que já estão abertas as inscrições para as troquinhas em meu blog, passe lá e faça a sua. http:sofaltavoce.blogspot.com
beijinhos

Celina disse...

Oi Claudia! Obrigada pelo seu comentário tão carinhoso no Novelos e Agulhas. Adorei as novidades no seu blog. Temos gostos parecidos: também gostei das blusas da Pingouin e daquela écharpe fantástica da Knitty e vejo que partilhamos o gosto pelas criações da Kim Hargreaves... Acho o máximo você publicar as instruções para o gorro que também está lindo!

Continue!
Beijinhos,
Celina

Os disse...

deliciosa receita, estava sem idéia para uma touca e quando entro aqui vejo essa linda touca....
Parabén cláudia, amei a receita ^^

ana

Patricia disse...

Vim dizer que tb que as inscriçõpes das troquinhas encerram dia 30/09, então corre para fazer sua inscrição.
beijinhos

disse...

Oi Claudia! Achei teu blog procurando a receita do "poncho Guaraná Brasil" o qual estou fazendo e vc postou no seu blog em 2005. Quero tirar uma dúvida (desculpe pois sou iniciante), qdo arrematar os 90 pontos p iniciar a gola a linha eu devo arrematar junto e p unir as 2 como faço p subir o fio? Visita meu blog tb: http://flordelotustricoecroche.blogspot.com
Um beijo!"

Cris disse...

Claudia:

A touca ficou divina! Pena que não sei trabalhar com agulha de duas pontas....Assim que aprender, esse será o primeiro trabalho que farei!

Bjs,

Cris

Claudia (tricotando2005@yahoo.com.br) disse...

Cá,
Deixa eu ver se consigo resolver a sua dúvida.
Voce vai tricotar 2 quadrados com 120 pontos em cada quadrado. Quando chegar na altura desejada para arrematar, dos 120 pontos, voce vai arrematar apenas 90, e os pontos restantes voce deixa numa agulha auxiliar. Deixe um "rabinho" de lã (cerca de 30 cm) e corte a lã. Faça a mesma coisa com o outro quadrado. Para fazer a gola voce vai colocar os 60 pontos (30 de cada quadrado) numa mesma agulha. No primeiro ponto, passe a lã e dê um nó. Tricote a barra para a gola até a altura desejada e arremate todos os pontos. Os dois "rabinhos" que ficaram voce deixa no lado avesso e usando uma agulha de tapeçaria, "esconde" na costura do poncho.
Será que fui clara?
beijo,
Claudia

Patricia disse...

Oi, tem post novo lá no blog, passa lá, to esperando ok.
Beijos

Drica disse...

olá...adoro teu blog e vivo espiando teus trabalhos, que são lindos... fiz o poncho com a lã paratapet q vc postou a receita no teu blog...adorei...coloquei a foto no meu blog e um link pra tua pagina...tudo bem? bjs...

Ana Claudia disse...

Oi Drica,
Obrigada pela visita...qme diz qual é o teu blog ... quero te fazer uma visita.
beijo,
Claudia

Maria Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gabibozolan disse...

hum... eu to na parte final do gorro, mas me enrolei com algumas partes da explicação... :-( bem, minhas medidas são:

A= 5,5
B= 20
C= 110
D= 112

E= -2

Bem, primeiro eu nao entendi o asterisco, eu não devo começar as diminuições necessáriamente com 8 meia, mas sim com o numero de pontos pelo qual D é divisível?
Hum... só mais uma dúvida, juro! rs... não entedi o que significa passar o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado (talvez pq não tenha tentado essa parte pra imaginar como...) é só...

Claudia (tricotando2005@yahoo.com.br) disse...

Oi Gabibozolan,
Se o seu D=112, então vc deve começar as diminuições com 6 meia.
Voce deve fazer assim: 6 meia, passe o próximo ponto que está na agulha esquerda para a agulha direita (7o. ponto) e tricote o próximo ponto (8o. ponto). Voce terá 8 pontos na agulha direita. Com a agulha esquerda pegue o 7o. ponto e passe-o por cima do 8o. ponto - voce diminuiu 1 ponto. Continue fazendo assim até o final da carreira, ou seja, 6 meia, passe 1 ponto sem fazer...etc..
Espero ter esclarecido!
beijo,
Claudia

Anônimo disse...

Que lixo

janaina disse...

vc tem video desse trabalho