sexta-feira, 1 de julho de 2005

Gorro Bridget Jones

Depois do poncho Guaraná Brasil... vem aí o Gorro Bridget Jones!!
Foi a Adriana quem pediu a receita. Achei o gorro lindo (dá uma olhada aqui) e a receita deve ser esta:
Se usar lã Sedificada (calculei a receita com a Sedificada pois era a lã que eu tinha para amostra)
Coloque 44 pontos na agulha 6 e tricote em barra *4t,4m* por 30 cm. Arremate todos os pontos. Faça 2 pompons beeeem grandes e prenda um em cada ponta do gorro.
Fica lindooooo!!!!

Eu não fiz o gorro, estou sugerindo a receita a partir do que vi na foto... mas deve ser isso ou algo muito próximo disso!

20 comentários:

Silvania disse...

Tá bom. Mas o que vem a ser lá sedificada? No meu tempo não tinha isso, :-)))

Juliana disse...

Hum...Mais essa menina aqui é uma artista mesmo! E está nos acostumando mto mal!rs Coloca a foto e ainda a receita, quer +? E o outro poncho? Estou ansiosa p ver a sua outra obra-prima...
Adoro estar sempre aqui acompanhando! Seu blog é D+
bjo :D
Juliana

Adriana disse...

Obrigada, minha linda!
Uma outra pessoa a quem eu pedi ajuda, me mandou a seguinte receita:

Monte 90 pontos na agulha e trabalhe em ponto barra 3/3 (1º carr.: 3m.,
3t. , 2 ºcarr. acompanhando o ponto) trabalhe até 30cm. rem.
Faça 2 pompons bem fofos e grandes.

Acabamento:
Costure a lateral e o fundo do gorro com pontos invisíveis. Sendo os 6cm
costurados pelo lado direito (pois vai virar).
Prenda cada pompom em cada ponta do gorro.

Pompom:
Com dois círculos de papelão com 7cm (depende do tamanho do pompom, quanto
maior, maior será o pompom) de diâmetro com um círculo de 1,5 cm de diâmetro
no centro.
Coloque um círculo sobre o outro, e com a lã na agulha de tapeçaria e
envolva esse circulo (quanto mais "cheio" o círculo, mais fofo o pompom).
Segure bem firme com as mãos os fios e com uma tesoura, corte os fios na
junção externa dos dois círculos. Sem tirar o papelão, prenda o meio do
pompom com um nó bem forte e tire os dois círculos. Apare as bordas do
pompom para que ele fique bem redondinho.

Ainda não testei. Qdo eu fizer e ficar pronto, te conto.
Vou publicar uns trabalhos que eu fiz no meu blog. Qdo ficar pronto. Te aviso!

Bjs!

Claudia disse...

Adriana,
A receita é bem parecida... mas qual lã e agulha usar? Pois para 90 pontos deve-se usar uma lã mais fina do que a Sedificada e agulha entre 3,4 e 4,5.
... ah! adoro o seu blog!

Adriana disse...

Pois é. Vou perguntar pra ela. Depois eu te conto! Obrigada por gostar do meu blog.
Bjs!

Márcia disse...

Cláudia, incrível!!!!!! Ontem assisti o filme e fiquei comentando c/ meu marido sobre esse gorro a tarde inteira e "voilá" eis a dica do gorro. Vc é demais!!! Vou fazer p/ minhas sobrinhas. Como eu sou feliz "tricotando"...
Um beijo!!!

Claudia disse...

Marcia,

Quando fizer o gorro, me manda uma foto para eu publicar aqui.
:D
Cláudia

Adriana disse...

Oi, Cláudia!

Eu não perguntei pra ela, mas eu comecei a fazer com a lã mollet da círculo - que era da cor mais próxima ao da Bridget. Montei 60 ptos e fazendo pto barra 3/3.
Prometo q mando a foto qdo ficar pronto, ok?
Bjs!

Adriana disse...

Oi, Claudinha!
Tou postando pra te contar do meu progresso com o gorro.
Bom, comecei fazendo daquele jeito: 60 ptos, agulha 5, barra 3/3; o problema é que eu achei que ia ficar apertada e os pontos não estavam tão bonitos. Aí, troquei pra agulha 6, como vc disse antes, mas pus 90 ptos na agulha.
Agora umas perguntas:

a) não é necessário fazer nenhuma diminuição??

b)os pompons do gorro da Bridget são grandões, mas a lã é curtinha. Como fazer um pompom grandão com a lã curtinha? (olhe a foto de novo para ver se entende melhor minha pergunta).

Minha amiga vai trazer a câmera digital dela pra eu tirar fotos. Tá minúsculo ainda mas eu te mando.

Bisous!

Fernanda disse...

Olá, gostaria de mandar minha experiência com este gorro: para mim, os 90 pontos ficaram grandes demais, especialmente pq a barra estica. No fim fiz 69. Qto aos pompons, fiz os discos um pouco maiores que o tamanho final que queria, e depois de prontos fui aparando com a tesoura até ficarem do tamanho certo. Ficou lindo e todo mundo que vê adora.... obrigada pela receita!

Claudia disse...

Adriana,
respondendo às suas perguntas:
a)Não precisa fazer nenhuma diminuição. O gorro é um quadrado.
b) eu entendi a pergunta... mas não sei como responder..! vou tentar fazer uma amostra em casa e depois de falo, ok?
Cláudia

Claudia disse...

legal, Fernanda! Manda a foto!!

beijo,
Cláudia

Claudia disse...

Adriana,
Acho que a Fernanda matou a charada. Faça os discos para o pompom maiores!

:D
Cláudia

Adriana disse...

Resultado:

Não ficou muito bom. :(
Segui a dica da Fernanda e diminui para 72 ptos ainda na agulha 6. Ficou largo! E também ficou curta... Os pompons ficaram meio esculachados, mas eu não desistirei! Farei de novo! E dessa vez vou fazer 60 ptos na agulha 5, barra 3/3 e vou deixar aumentar no comprimento...
Qdo eu tirar fotos eu mando.
Bjs!

Claudia disse...

Adriana,
Voce tentou fazer os 44 pontos na agulha 6 por 30 cm (talvez 35cm)? Pela amostra que eu fiz, ficaria bom..! Porque voce não tenta??
E depois me diz o resultado??!!

beijo,
Cláudia

Adriana disse...

Não tentei não, Cláudia. Vou tentar 60 ptos na agulha 5 mesmo pq essa lã que eu estou usando é bem molinha (como o nome diz, Mollet! rsrsrs...) então acho q o trabalho vai ficar melhor com agulha 5. Agora sobre o comprimento, 30 cm deve ficar bom. Eu mandei por e-mail foto do que eu fiz antes. Ele ficou com uns 20 cm.
Bjs!

SandraElize disse...

Para Adriana (sobre o pompom):

para o pompom não ficar "esculachado", você deve esbanjar na lã. Passe muitas vezes em volta do círculo, até a agulha não conseguir entrar mais! Por isso, faça um buraco meio generoso no centro do disco de papelão. Usando bastante lã, o pompom ficará "gordacho" e bem rico!
Sei disso porque no ano passado, eu e minha sobrinha fisemos muitos cachecóis de pompons, são bem lindos, qualquer hora coloco uma foto pra vocês verem.

Abç
Sandra (Curitiba)

Adriana disse...

Obrigada, Sandra!
Minha amiga Kátia, do Pontos&Pontos me passou essa dica.
Lá tem o passo-a-passo. Vou fazer. assim q puder eu mando.
eu já mandei a foto pra Cláudia, mas ela não postou nem comentou... :( Nem sei se recebeu mesmo.
bjs

Anônimo disse...

Olá Cláudia, fiz o gorro com a lã sedificada e agulha nº 5, fiz o ponto bem justo, coloquei 80 pontos e trabalhei em barra 5m/5t por 30cm, ficou bom, mas acho q se fizesse com 35 cm não seria exagero...ainda não tentei fazer os pompons....

Bjs
Simone

Adriana disse...

Oie!
Postei no meu blog a foto do gorro que e de um mini-poncho que fiz. Se quiserem a receita do mini-poncho, deixem um comentário no blog.
Ah, quem tem Orkut pode ver a foto do gorro ampliada neste link:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=16840180258866860298&pid=11
Vejam e me digam se gostaram...