quarta-feira, 27 de abril de 2005

Ponto pipoca e outros pontos...

Na receita do Poncho Verde, eu disse que o ponto empregado é o pipoca. Várias pessoas mandaram comentários perguntando detalhes do ponto pipoca e a diferença entre o ponto pipoca e o ponto que eu sugeri para fazer no poncho.
Aqui cabe um comentariozinho: Nome de ponto de tricô varia de acordo com o sotaque, o humor, a lua... sei lá... parece que cada pessoa conhece o ponto com um nome diferente. Por isso, dei uma olhada por aí, para ver o que eu encontrava. Encontrei o seguinte:

Aqui a Solange dá duas versões para o ponto pipoca. Acho que isto deixa claro que o ponto usado no Poncho Verde não é o pipoca!

Se eu pudesse batizar o ponto do Poncho Verde agora, ele seria o ponto arroz duplo. Explico: o ponto arroz simples é assim. A única diferença para o ponto do Poncho Verde é que são 2 carreiras em *1m,1t* e outras 2 carreiras em *1t,1m*.

O problema todo é que eu conhecia este ponto (que agora chamo de arroz duplo) como sendo o ponto pipoca (!!).

Estou achando muito gostoso fazer o Poncho junto com tanta gente! Sugiro que depois de pronto a gente coloque aqui as fotos de todos eles, que tal??!

Ah! E se tiver alguma alteração, ou se alguém fizer alguma modificação no Poncho, manda prá cá!

A Monica disse que está usando a quantidade de pontos, a agulha e a lã que eu sugeri e que tricotou 27 cm com 1 novelo. Fica, portanto confirmada a quantidade de novelos para fazer o Poncho Verde - 5 novelos da Sedificada.

Bom trabalho à todas!! :D

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá
Também me apaixonei pelo poncho verde e estou tentando fazer. Comprei a lã sedificada como vc disse e comecei a tricotar. Mas não fica igual. Fazendo um meia e um tricô por duas carreiras e depois um tricô e um meia, por mais duas, não fica como na foto. Daí tentei como a outra menina falou, 2m e 2t, tb não fica. Dai fui atras de um livro da Mon Tricot bem velho (1500 pontos de tricô e crochê, conhece?) e lá achei um mais parecido. Chama ponto quadriculado 2 e 2. É assim: primeira e segunda carreiras: 2m, 2t. terceira e quarta: 2t, 2m. Fiz o teste e tb não ficou certo. Ficam quadradinhos e o poncho tem pequenos retângulos. Dai fiz uma amostrinha de um ponto que inventei e acho que ficou o mais próximo do original da guaraná brasil. É assim: agulha 5, colocar pontos divisíveis por 3 na agulha. Faz primeira e segunda carreiras: 3m, 3t. terceira e quarta: 3t, 3m. Vamos batizar de ponto retangular 3 e 2 (rsrs). Tentem fazer aí e me digam. A agulha mais fina deixa mais aparente os retângulos e fazendo três pontos iguais por duas carreiras, dá o formato mais próximo como o da foto.
Bem, espero que tenha sido clara. Ah, e adoro seu site.
Um beijo
Sâmar

PS: O seu ponto que vc disse que não sabia como chamar, nesta revist da Mon Tricot tem e eles chamam de ponto arroz duplo.

Claudia disse...

Sâmar,
Obrigada pela dica! Vou colocar no blog, pois tem muita gente me perguntando sobre este ponto. Mantenha contato, dizendo como está indo o Poncho... se quiser mande fotos que eu as publico aqui. Meu email é: tricotando2005@yahoo.com.br.
Obrigada pela visita e volte sempre!!
beijos,
Cláudia

Valesca disse...

Claudia,

Vou fazer esse poncho também em lã sedificada sisal (um bege escuro).
Também adoro essa lã e minha irmã se apaixonou pelo poncho.

Bjs,

valesca

Claudia disse...

Valesca,
Conheço a cor - é linda!! Depois que o seu poncho estiver pronto, manda uma foto prá eu publicar aqui no tricotando.

bom trabalho!!
beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

Claudia,
Não sei como agradecer pelas suas explicações, sou iniciante em tricot e cada dia mais empolgo com esta arte. Quanto ao famoso poncho verde vou fazer conforme sua orientação, com certeza sairá lindo. Qualquer dúvida vou recorrer a você. Obrigada por este apoio.
Abraços...
Vânia/Fpolis

Claudia disse...

Vania,
Vai em frente!!! Se precisar, é só escrever!!
beijo,
Cláudia

Vanessa disse...

Claudia Boa tarde!!

Gostaria de receber a foto e a receita do poncho verde,
Obrigada
Vanessa