quinta-feira, 21 de abril de 2005

Poncho verde

Passeando pelo Mon tricot ontem, vi um link para o site da Guaraná Brasil que mostra um Poncho Verde lindo. Há algum tempo estava procurando um modelo de poncho e nada do que eu via me agradava. Este me agradou e muito! Pois, não tive dúvida - fui até a loja da Guaraná Brasil pedi para ver o poncho, experimentei (ficou ótimo - e como é bom poder saber como vai ficar, antes de fazer!), tirei as medidas, o ponto, vi como foi feito e vou fazer um prá mim. O dito poncho custa a bagatela de R$ 280,00 (!!) A gente só não fica rica com tricô porque não quer!!
Vou começar amanhã, mas já vou adiantando o que eu consegui apurar:
São dois quadrados de 60 cm x 60 cm. O ponto é: 1a. 2 a. carreiras: *1m, 1t*, 3a. e 4a. carreiras: *1t, 1m*, 5a. carreira: repete a 1a. e assim por diante. Costure uma das laterais dos quadrados. Costure outra lateral deixando uma abertura de mais ou menos 15 cm. Com uma agulha circular pegue os pontos em volta desta abertura e tricote em barra 1/1 por mais ou menos 18 cm. Coloque as franjas nas outras quatro laterais do quadrado, e o poncho está pronto! Parece bem simples. Eu sei que só quando a gente põe a mão na massa é que percebemos as necessidades de ajustes. Se houver, vou contando prá voces. Vou usar a lã Sedificada da Pingouin (infelizmente não tem o mesmo tom de verde) e agulhas 5,5. Com esta lã e agulha, vou precisar de 120 pontos para fazer cada quadrado.

Guaraná Brasil, vocês criaram um modelo muito bonito de poncho, obrigada!

24 comentários:

Anônimo disse...

Que mulher habilidosa!!! Quer casar comigo?

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se vc já começou.
E se hoeve alguma mudança da receita inicial?
Obrigada
Mônica

Claudia disse...

Monica,
Ainda não comecei. Vou comprar a lã hoje, equero começar o mais rápido possível. Até o fim desta semana devo ter alguma novidade sobre o "nosso" poncho.
beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

Olá Claudia, comecei a fazer e poncho e percebi que os pontos não estão como na foto, o correto é fazer *2t,2m*, ou até mesmo *3t,3m*, e seguir as carreiras conforme vc mencionou.
Beijos
Mônica

Angela disse...

Olá à todos! Gostaria de saber na agulha 5,5 não vai ficar mto justo? pelo fato de a lã sedificada ser um pouco grossinha??? eu comecei e achei que ficou mto grosso ou será assim mm??

Sylvia disse...

Super novata aqui...
Primeiro trabalho "grande" que eu vou tentar, mas só pq estou empolgada e louca pra eu prórpia fazer o meu poncho..
Só uma pergutinha...
Quanto de lã eu devo comprar??
Eu sempre me enrolo na quantidade.
Adorei a receita.. Parece ser fácil.. Se eu conseguir volto e conto. :)

Claudia disse...

Angela e Sylvia,

Começei o meu poncho ontem e estou trabalhando com a agulha 5,5. Não está muito justo não, mas se voce preferir acredito que dá até para usar a agulha 6... acho que uma agulha mais grossa do que isso vai deixar o poncho "mole" demais, e vai perder o estilo e caimento dele.
Eu comprei 5 novelos da Sedificada (100 gr) - ainda não tenho uma noção se vou precisar de mais 1 novelo (pode ser que sim por causa da franja!). Assim que eu tiver uma noção melhor da quantidade de lã, posto aqui prá voces.
beijos,
Cláudia

Anônimo disse...

Olá Cláudia, também amei o poncho verde e obrigada pela receita... se tiver alguma alteração, vc avisa né? Vou começar o meu esta semana.
Na verdade, estava procurando uma receita de poncho infantil (08 a 10 anos); você teria alguma pra me mandar?
Obrigada,
M.Helena

Claudia disse...

Maria Helena,

Vou dar uma olhada e se encontrar alguma coisa, eu publico.

beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

Oi... eu vou começar o poncho hoje, mas eu queria fazer duas perguntinhas (se alguém puder me ajudar é claro) eu naum gostei de nenhuma das cores das lãs sedificadas que eu encontrei, então comprei outra lã, da coat... mais simplesinha mesmo... to usando a agulha5, e queria saber se talvez o tamanho do poncho se eu começar com 120 pontos vai mudar muito... é que eu sou magrinha e costumo usar tamanho p, mesmo... será que vai ficar muito pequeno??? Bjinhus...

Claudia disse...

Sugiro que voce faça uma amostra. Coloque 10 pontos na agulha, tricote 10 carreiras e arremate. Tire as medidas da sua amostra e calcule a quantidade de pontos que voce vai precisar. O poncho são 2 quadrados de 60cm x 60cm. A minha amostra mediu 5cm x 5 cm, portanto, para obter os 60 cm, eu coloquei 120 pontos na agulha. Ou seja: 5cm = 10pontos; portanto: 60cm (5x12cm) = 120 pontos (10x12 pontos).
Se voce usar número P, sugiro que diminua um pouco o tamanho do poncho, digamos 55cm x 55cm.
Será que fui clara?? Qualquer dúvida.. escreva!

Cláudia

Patricia disse...

Oi Cláudia!
Gostaria de fazer este poncho, só que quero comprar toda a lã primeiro para ñão correr o risco de chegar na loja e não encontrar mais da mesma lã. Quantos novelos da lã sedificada são necessários?
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Cláudia!
Não estou conseguindo ver o poncho no site do guaraná brasil. TEnte para vc ver. Como eu faço pra conhecer o poncho então?

Claudia disse...

Patrícia,
Acredito que serão usados 5 novelos da lã sedificada, usando agulhas 5,5. Como não terminei o poncho ainda, não tenho certeza. De qualquer forma é sempre bom ter um novelo a mais pois dependendo da tensão do ponto (mais largo ou mais apertado), pode-se usar mais ou menos lã. Além disso, se sobrar o novelo, voce pode trocar ou aproveitar para outros projetos... é assim que eu procuro fazer. Já me aconteceu de estar com um projeto quase completo e faltar menos de 1 novelo para terminar... e não encontrar mais a mesma partida da lã... depois disso eu aprendi: é melhor sobrar do que faltar!!
beijo e bom trabalho! Depoois me manda a foto do poncho prá eu publicar aqui.
Cláudia

Adriana disse...

Oi, Cláudia!
Amo tricô. Pesquisando uma receita de poncho, esbarrei nesse famoso poncho verde da Guaraná Brasil que não consigo ver. V6 falam tanto nele q deu até vontade de fazer. Tenho 2 lãs sedificadas da pinguim e vou comprar mais 3 pra fazer o poncho, mas queria mais detalhes de como fazer, sou iniciante. Se puder, mande-me um e-mail com foto e receita, é possível?
Agradeço desde já!
adrianaoliveir@gmail.com
Bjs!

Claudia disse...

Adriana,
realmente o poncho é bem simples de fazer. A fot e a receita estão no blog. Dê uma olhada no dia 1 de Maio eu publiquei a receita com o nome "Receita do Poncho Verde - revista e ampliada" e logo abaixo dela está o esquema do poncho.
Se tiver dúvidas, é só perguntar.
Bom trabalho!!
Cláudia

Anônimo disse...

Claudia,

Estou interessada em fazer um poncho para uma garota de 8 anos mas não sei qual a quantidade de pontos. Fiz um calculo e acho que 60 pontos para começar e deixo 10 na reserva para a gola. O que acha?

Claudia disse...

Acho que o que voce calculou vai dar certo... o bom do poncho é que ele pode ficar um pouco mais larguinho ou mais comprido que não tem problema.
depois me diz se a receita deu certo... muita gente vai querer esta sua receita!!
beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

oi claudia
fiz o poncho e ficou o máximo, recomendo a receita
obrigada
marta

Maria Isabel da Costa Sansoni disse...

POasseando pela net, cai no seu blog e li sua abertura sobre o poncho verde.
Concordo quando vc diz que não ficam os ricas com tricot por que não queremos, mas há um detalhe.... é chique pagar r$280,oo num poncho da GuaranáBrasil, mas ninguém valoriza o trabalho caseiro, as pessoas querem tricot feito em casa de graça como se fosse um agradinho de uma colega e não valorizam o trabalho especial que temos.
Adorei seu blo conte comigo pra valorizar nosso trabalho.
beijos

Anônimo disse...

Olá Cláudia, gostaria de ver a foto do poncho verde tão falado, entrei no site da Guaraná Brasil, mas não encontrei, podes auxiliar? como faço pra ver o modelo???

Grata desde já.

helena disse...

Ola amiga

vim te visitar

e passar pra dar uma olhada nas novidades

um abraçao

Anônimo disse...

Esse site é um coco!

Claudia (tricotando2005@yahoo.com.br) disse...

Não. Este site não é um coco (fruta), é só um site de tricô!

...foge da escola, é nisso que dá!

Claudia