terça-feira, 26 de abril de 2005

Poncho Verde (update)

A Mônica está fazendo o poncho verde e postou o seguinte comentário:

Olá Claudia, comecei a fazer e poncho e percebi que os pontos não estão
como na foto, o correto é fazer *2t,2m*, ou até mesmo *3t,3m*, e seguir as
carreiras conforme vc mencionou.

BeijosMônica


Monica, infelizmente ainda não consegui começar o poncho, mas na amostrinha que eu fiz, achei que o *2t, 2m* não ficava exatamente como eu tinha visto. O 2m 2t acredito que vai ficar parecido com o ponto "tijolinho" e pela foto o ponto é mais para "pipoca". Mas, a amostra sendo pequena não dá uma noção muito boa... tem outra coisa: me parece que a lã do poncho é um pouco mais grossa que a Sedificada e isso também vai dar diferença no look do ponto.
Se alguém tiver alguma sugestão... será bem vinda!!! A foto do poncho está aqui (clique em Nossa Revista, depois em Editorial IV - é a 5a. foto).

Outra coisa: não tinha informado a quantidade de lã necessária para o poncho: comprei 5 novelos de Sedificada (100gr.), acredito que deve sobrar um pouco.

11 comentários:

Anônimo disse...

Claudia, acredito que a lã seja mais parecida com a Country, da aslan. Mas eu tbem comprei a sedificada, e esse ponto não rende nada, portanto, acredito que 6 novelos vão facil.
Beijao
Mônica

Claudia disse...

Será??!! Pensando bem... tem a franja também... é, pode ser!

Angela disse...

Olá Claúdia, no seu post você comentou sobre o ponto "pipoca" como ele é feito? E no poncho ficaria mm *2m2t* e *2t2m*? Estou na dúvida ... por favor me ajudem se possivel!

Obrigada!
Angela

Claudia disse...

Angela,
Os nomes dos pontos variam muito....mas o que eu conheço como ponto pipoca é *1m,1t* nas duas primeiras carreiras e *1t,1m* nas outras duas, e continua repetindo este padrão. Fazendo *2m,2t* já seria o que conheço como "tijolinho". No meu poncho estou usando o pipoca. Sugiro que voce faça uma amostra (20 pontos x 20 carreiras) e escolha o que voce prefere.
Bom trabalho!!
beijo,
Cláudia

Mônica disse...

Olá Claudia, estou fazendo o Poncho com os pontos que vc indicou da primeira vez, e posso dizer que esta ficando bem legal, quanto a lã, já usei 1 novelo e consegui fazer 27cm, com 120pts na agulha.
Mas eu tbem estou curiosa em saber como se faz o ponto PIPOCA.
Beijos
Mônica

Claudia disse...

Legal, Mónica!
Então para o corpo do poncho a gente deve usar um pouco mais do que 4 novelos. Se a gente contabilizar a gola, as costuras e a franja, acho que mais 1 novelo vai dar. Vamos usar, então 5 novelos. Mas... acho bom ter 1 a mais de reserva ... é melhor prevenir!!

beijo,
Cláudia

Anônimo disse...

Oi Cláudia,
Acho que a confusão do *1m, 1t* ou *2m, 2t* aconteceu, pq na foto, os pontos estão "deitados", e não no sentido que eles ficam quando estão na agulha, dá uma olhada. fiz uma amostra como vc indicou no início e ficou igual ao da loja.
Beijos e bom trabalho.
Amanda

Claudia disse...

Exatamente, Amanda! A costura dos quadrados é feita no sentindo em que os pontos pontos ficam "deitados".

beijos,
Cláudia

Angela disse...

Olá pessoal! O Meu tico e teco aqui tá querendo entrar em parafuso, eu vou costurar os quadrados do jeito qe saem na agulha correto? Ou seja as carreiras na horizontal! É isso neh?
[]'s!

Claudia disse...

Angela,

Na verdade (e se você olhar bem atentamente na foto do poncho) a costura que vai ficar na frente do poncho é feita da seguinte forma:um lado com as carreiras na vertical e o outro na horizontal. Está me parecendo que houve um erro na costura do poncho, pois não consigo ver o sentido estético para isso. Sugiro (e é o que vou fazer), que a costura seja feita com os pontos como saem da agulha, ou seja, com as carreiras na horizontal, como você sugere, por ser mais lógico. Além disso, sugiro que o arremate de cada quadrado seja feito somente nos primeiros noventa pontos deixando trinta pontos numa agulha auxiliar que já ficam "levantados" para a gola. Vou fazer um esquema detalhado disto e publicar.

Beijo Cláudia

Stephanie disse...

Oie
alguem ai faz poncho pra vender?
gostei do poncho da ligia e do poncho da angela...
se alguem fazer me avisa stephaniecurcino@hotmail.com