domingo, 6 de março de 2005

Receita da Luva de Ópera (luva longa)

Aqui está a receita traduzida das luvas longas. Tentei traduzir e publicar usando a mesma formatação do original em inglês que está logo abaixo... mas não consegui )-:

Na receita original tem umas fotos bastante explicativas. De qualquer forma, a receita é simples - apesar de ter alguns detalhes e técnicas novas (para mim), não parece difícil de fazer. Comprei a lã pelo link que coloquei na receita e vou fazer a luva assim que a lã chegar... depois eu mostro.

Bom... é isso... divirtam-se!!!

Para ser usada de dia ou à noite, este par de luvas é um ótimo acessório para o outono/inverno.

Tamanho

Tamanho único. O comprimento total da luva deve ser alguns centímetros acima do cotovelo.

Material

Agulhas de ponta dupla nr. 3 (conjunto com 4). Recomendamos as agulhas curtas, especialmente para os dedos.

2 Agulhas auxiliares

Agulha de tapeçaria

Amostra

6 pontos em 2,5 cm trabalhados em ponto meia.



Dois novelos de 50 gramas. A lã recomendada na receita original (paton's Kroy) tem em sua composição 75% de lã e 25% de nylon. Os novelos possuem 175 metros a cada 50gramas. O nylon dá uma certa elasticidade que mantém o formato da luva. Voce pode comprar a lã aqui.
Infelizmente não temos uma lã equivalente no Brasil. Use uma lã fina para trabalhar com agulhas nr. 3.

Pontos utilizados

Ponto Meia (M)

Ponto Tricô (T)

Tricote 2 pontos juntos , na parte da frente (em ponto meia).

Aumentar (siga as fotos da receita original em inglês) - Com sua agulha direita, pegue o ponto que está embaixo do próximo ponto na agulha esquerda. ...e coloque na agulha esquerda. Tricote o ponto normalmente. Voce obterá o resultado mostrado na foto (veja os dois pontos centrais da 3a. foto à esquerda)

Modo de Fazer


Coloque 60 pontos divididos nas 3 agulhas (20 pontos em cada agulha). Tricote 5 carreiras. Tome cuidado especialmente na primeira carreira onde os pontos ainda não estão entrelaçados. Tricote em barra 2/2 por 7 carreiras. Tricote 1 carreira em M.
Na próxima carreira diminua 3 pontos – tricote 2 juntos no centro de cada uma das 3 agulhas (temos então 57 pontos). Continue tricotando em M, diminuindo 3 pontos a cada 2,5 cm (6 vezes), até que fiquem 39 pontos. Tricote até que a luva meça 28 cm a partir da barra 2/2.
Aum. 3 pontos, sendo 1 ponto no centro do trabalho em cada uma das 3 agulhas. (42 pontos). Tricote por 2,5 cm.


Apenas para a luva direita

Marque o início desta carreira com um fio de lã de cor contrastante.
Tricote 8 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 24 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 8 pontos (temos 44 pontos). Continue por mais 2,5 cm.Tricote 8 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 26 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 8 pontos (temos 46 pontos). Continue por mais 2,5 cm.

Tricote 8 pontos com um fio de cerca de 25 cm de lã de cor contrastante, da mesma espessura da lã que voce está usando para o restante da luva (esta será a abertura do polegar)

Volte os 8 pontos tricotados com lã de cor contrastante para a agulha esquerda e tricote-os novamente com a lã original utilizada para fazer a luva.


Apenas para a luva esquerda


Marque o início desta carreira com um fio de lã de cor contrastante.
Tricote 12 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 16 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 12 pontos (temos 44 pontos). Trabalhe por 2,5 cm.Tricote 13 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 16 pontos, Aum. 1 ponto, tricote 13 pontos (temos 46 pontos). Trabalhe por 2,5 cm.Tricote 15 pontos, em seguida tricote 8 pontos com um fio de cerca de 25 cm de lã de cor contrastante, da mesma espessura da lã que voce está usando para o restante da luva (esta será a abertura do polegar). Volte estes 8 pontos tricotados em lã de cor contrastante para a agulha esquerda e tricote-os novamente com a lã original utilizada para fazer a luva. (veja as fotos da luva direita na receita em inglês).


Para a luva esquerda e direita


Continue tricotando todos os pontos da luva por 4 cm a partir da lã contrastante.
Luva direita, com o polegar posicionado no lado direito da palma da mão. Luva esquerda será o oposto, com o polegar no lado esquerdo.
Coloque os pontos em duas agulhas de espera, divididos da seguinte forma: Coloque os 23 pontos com a marca do polegar virada para a abertura da agulha de espera e os outros 23 pontos na outra agulha de espera. A agulha de espera deve abrir no lado do polegar (lã contrastante) Deixe a lã que está trabalhando à espera enquanto tricota o polegar.

Dedos e polegar


Ao tricotar os dedos e polegares, quando terminar cada dedo, corte a lã deixando cerca de 20 cm de sobra. Esta sobra será passada numa agulha de tapeçaria para remover os pontos das agulhas de ponta dupla. Não remate (com um nó) os pontos dos dedos e dos polegares antes de experimentar as luvas e certificar-se de que nenhum ajuste é necessário.

Tricotando o polegar


(1) Insira a agulha de ponta dupla em cada um dos pontos abaixo da lã contrastante.
Pegue os pontos do polegar seguindo os passos 1 a 3 ( veja as fotos):
(2) Insira outra agulha de ponta dupla nos 8 pontos acima da lã contrastante.
(3) Remova os pontos feitos com a lã contrastante.
Usando lã da outra ponta do novelo, ou de outro novelo, tricote em volta do polegar, aumentando 1 ponto de cada lado do polegar na primeira carreira (18 pontos). Divida os pontos do polegar em 3 agulhas. Tricote por 2 cm e tricote 2 pontos juntos na parte de trás do polegar (17 pontos). Continue tricotando até que o polegar meça 3 cm, tricote 2 pontos juntos nap arte da frente do polegar (16 pontos). Continue tricotando até que o polegar meça 6 cm, distribua 8 diminuições na última carreira (sobram 8 pontos). Remova os pontos usando uma agulha de tapeçaria e deixe uma sobra de lã de cerca de 20 cm. Não arremate os pontos por dentro do polegar, por enquanto.


Tricotando o dedo indicador


Pegue 7 pontos de cada uma das agulhas de espera e coloque em agulhas de ponta dupla separadas. Começando pelo lado da borda, tricote 7pontos, , coloque 2 pontos na agulha, tricote 7 pontos do lado oposto (16 pontos).Continue tricotando até que o dedo meça 4 cm contando a partir dos 2 pontos colocados na agulha. Na próxima carreira, tricote 2 pontos juntos nap arte de trás do dedo (14 pontos). Continue tricotando até que o dedo meça 7 cm. Distribua 7 dimunuições na última carreira (sobram 7 pontos). Corte a lã, deixando cerca de 20 cm, passe a lã numa agulha de tapeçaria. Remova os pontos da agulha e deixe à espera.


Tricotando o dedo médio


Pegue os próximos 6 pontos de cada uma das agulhas de espera e coloque em agulhas de ponta dupla separadas. Começando próximo ao dedo indicador, tricote 6 pontos, coloque 3 pontos na agulha, tricote 6 pontos, levante 2 pontos nos 2 pontos levantados no dedo indicador (17 pontos). Continue tricotando até que o dedo meça 5 cm. Tricote juntos os 2 pontos centrais da frente do dedo (16 pontos).Continue tricotando até que o dedo meça 7 cm, e tricote juntos os 2 pontos centrais da parte de trás do dedo (15 pontos).Quando o dedo medir 7,5 cm, distribua 7 diminuições na última carreira (sobram 8 pontos). Remova-os com a agulha de tapeçaria e deixe uma sobra de lã de 20 cm.


Tricotando o dedo anelar


Pegue os próximos 5 pontos de cada uma das agulhas de espera e coloque em agulhas de ponta dupla separadas. Começando próximo ao dedo médio, tricote 5 pontos, coloque 3 pontos na agulha, tricote 5 pontos, levante 2 pontos entre os dedos anelar e médio (15 pontos). Continue tricotando até que o dedo meça 5 cm. Tricote juntos os 2 pontos centrais na frente do dedo (14 pontos). Continue tricotando, quando o dedo medir 6 cm, tricote juntos os 2 pontos centrais na parte de trás do dedo (13 pontos). Quando o dedo medir 7 cm, distribua 6 diminuições na última carreira (sobram 7 pontos). Remova-os com a agulha de tapeçaria e deixe uma sobra de lã de 20 cm.


Tricotando o dedo mínimo


Pegue os próximos 5 pontos de cada uma das agulhas de espera e coloque em agulhas de ponta dupla separadas. Começando próximo ao dedo anelar, tricote 5 pontos e os 5 pontos do outro lado, levante 3 pontos entre o dedo anelar e o dedo mínimo (ficam 13 pontos).Tricote por 4 cm, depois tricote juntos os 2 pontos centrais da frente do dedo (ficam 12 pontos).Quando o dedo medir 5 cm, distribua 6 diminuições na última carreira (sobram 6 pontos). Remova-os com a agulha de tapeçaria e deixe uma sobra de lã de 20 cm.


Acabamento


Antes de rematar a parte interna dos dedos e do polegar, experimente a luva e certifique-se de que todos os comprimentos estão certos para voce. Pode ser que voce precise fazer ajustes aumentando ou diminuindo algumas carreiras.Depois de todos os ajustes finais, arremate a lã no lado interno de cada dedo.

Nenhum comentário: