Crochê?? ... sim. Crochê!

Eu nunca tinha feito nada em crochê até que vi a receita desta mantinha xadrez para berço. Confesso que tinha um certo preconceito com o crochê, mas depois deste trabalho... me apaixonei!
A receita é muito simples. Usei a lã Kalú (Pingouin): 3 novelos azuis, 3 verdes e 2 brancos.
Com a lã verde, faça 127 correntinhas e trabalhe 11 carreiras da seguinte forma: *1 ponto alto, 1 correntinha*. Passe para a lã azul, trabalhe por mais 11 carreiras , depois usando a lã branca trabalhe por 7 carreiras da mesma forma. Volte para a lã verde e repita todo o processo 4 vezes. Termine fazendo mais 11 carreiras em verde. Neste ponto, a manta está listrada (13 listras no total).
O ponto formado fica como um passa-fita. Para formar o xadrez, é preciso passar os fios pelo passa-fita, na vertical. Ou seja, as listras estão na horizontal e os fios serão passados na vertical. Corte fios de aproximadamente 115cm de cada uma das cores e usando 4 fios da lã verde passe-os perpendicular às listras, por 11 carreiras. Usando 4 fios da lã azul passe o fio por 11 carreiras Com a lã branca passe por 7 carreiras tomando cuidado para intercalar as lãs em cada carreira. Repita o processo até o final da manta. Não esqueça de deixar uma sobra para as franjas de aproximadamente 15 cm de cada lado. Amarre as franjas ao trabalho para não soltar (2 fios de uma carreira com 2 fios da outra). Corte as pontas das franjas para que fiquem todas do mesmo tamanho ... e pronto!

Com o mesmo princípio dá para fazer cachecóis e xales, que ficarão um charme!

update: A Eula fêz as correções na receita - estão em vermelho. Obrigada Eula!

Comentários

Anônimo disse…
Linda a manta, já havia visto uma receita de cachecol numa revista,se não me engano agulha de ouro. Vou experimnentar fazer cachecol com esta técnica,.Parabéns pelo lindo trabalho!!!
bjos
Monica
Anônimo disse…
Linda!!! Será que, depois da redescoberta do tricô, vem aí a do crochê?
ANA CLAUDIA disse…
Solange, eu descobri o crochê com esta mantinha... é gostoso, fácil e rápido de fazer!
ANA CLAUDIA disse…
Monica, acho a técnica perfeita para cachecol - o ponto fica bem fechadinho e dá uma consistência e caimento legal. Use e abuse das cores. São sempre 3 cores - o ideal é que tenha uma cor clara entre elas para "quebrar" o xadrez. Tons mais claros ou escuros de uma mesma cor também fica bom (azul escuro, azul claro e branco, por exemplo). Divirta-se e depois mostra prá gente o resultado.
beijo
planeta hilda disse…
está linda e surpreendente, um misto de crochet e tecelagem. dá vontade de experimentar!
obrigada

hilda
Anônimo disse…
Boa Noite,
Pode até parecer uma certa burrice da minha parte... mas não consegui compreender a receita ou visualizar como é feito... poderia me explicar??? giolira2001@yahoo.com.br
Sempre gostei infinitamente de crochê...só que desde o início do ano, o tricô tem sido a minha paixão!!!Sou assídua no seu Blog... e gostaria, de mais uma vez agradecer este teu vício...de nos informar, sempre.
Beijos
Unknown disse…
Claudia, você ainda tem foto deste trabalho? Poderia me mandar? Fiquei encantada... juliasw@gmail.com. Muito obrigada!!!

Postagens mais visitadas